Balanço final do TSE registra 1.138 prisões

by

Presidente do tribunal informou que 2.204 urnas foram substituídas

Mariana Londres, do R7, em Brasília

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, afirmou neste domingo (3) que foram efetuadas 1.138 prisões. Entre os detidos, hoje, estão 49 candidatos, segundo a Justiça Eleitoral. Ainda de acordo com o TSE, as ocorrências sem prisão somam 1.931.

O resultado de presos é menor do que o balanço que havia sido divulgado anteriormente pelo TSE porque, de acordo com Lewandowski, alguns candidatos apenas foram conduzidos às autoridades policiais, mas não foram presos.

O que mais motivou as prisões foi a boca de urna: 24 candidatos e 473 cabos eleitorais foram detidos por este motivo. Entre os candidatos, o Estado do Rio Grande do Norte registrou o maior número de presos, com dez detidos. O Ceará deteve quatro candidatos.

Entre os cabos eleitorais, o maior número de prisões por boca de urna foi a Bahia, com 202 detidos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 142, e Minas Gerais, com 88.

Urnas com problemas

Lewandowski também informou que 2.204 urnas foram substituídas. O número representa 0,56%, do total das 4.001 urnas espalhadas em todo o país. O Estado com o maior número de substituições foi São Paulo, com 269 urnas substituídas.

– A média histórica de substituição é de 3%, portanto este também é um recorde histórico para a Justiça Eleitoral.

Seis urnas nos Estados do Amazonas, Piauí, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram substituídas pelo sistema de votação manual.

Apuração

Sobre a apuração dos votos, Lewandowski afirmou que ter quase a totalidade das urnas apuradas em apenas quatro horas foi um bom resultado.

– Quatro horas depois de iniciadas as eleições já temos um quadro provável nas eleições gerais, o que é um recorde no Brasil. Para uma eleição desse porte, com quase 136 milhões de eleitores e dimensões continentais, nós tivemos poucas ocorrências. Estamos orgulhosos dos resultados.

Fonte: R7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s