Investigado, presidente do Banco do Nordeste renuncia a seu cargo

by

Santiago é suspeito de participar de desvios; instituição anunciou mais três mudanças

LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO

O presidente do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), Jurandir Santiago, renunciou ontem ao cargo. Com a saída, o banco anunciou mudanças em toda a sua cúpula.

Santiago está sendo investigado pelo Ministério Público do Ceará por suspeita de envolvimento em desvio de verbas quando era secretário-adjunto de Cidades, em 2009.

Mudanças no BNB já eram esperadas desde a semana passada, quando foi divulgado um suposto esquema de desvio de verbas no banco, antes de Santiago assumir.

Segundo o banco, o atual diretor de Negócios da instituição, Paulo Sérgio Rebouças Ferraro, vai assumir a presidência interinamente. O banco anunciou mudanças de outros três diretores.

De acordo com o advogado de Santiago, Hélio Leitão, ele decidiu deixar o banco para preservar a instituição, sua família e a si próprio.

O advogado não comentou as denúncias porque ainda não foi informado oficialmente sobre elas.

INVESTIGAÇÃO

Segundo o Ministério Público, em 2009 foram desviados cerca de R$ 3 milhões destinados à construção de banheiros para famílias pobres no município de Ipu, no interior do Estado. Parte do dinheiro (R$ 100 mil) teria ido para um posto de gasolina de Santiago e de sua mulher.

O promotor Luiz Alcântara afirmou que Santiago será denunciado sob acusação de peculato, formação de quadrilha, prevaricação, lavagem de dinheiro e fraude ao processo licitatório, entre outras. A denúncia seria feita ontem, mas ficou para hoje.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s