Amarildo: juiz nega pedido de declaração de morte

by

Advogado da família de pedreiro desaparecido diz que vai recorrer

A Justiça negou ontem o pedido de declaração de morte presumida do ajudante de pedreiro Amarildo Dias de Souza, que está desaparecido há 37 dias. A decisão foi tomada pelo juiz Luiz Henrique Oliveira Marques. O advogado João Tancredo, que defende a família da vítima, diz que vai recorrer.

Na sentença, o juiz diz que “o desaparecimento teria ocorrido quando Amarildo estava em poder de agentes do estado”, o que, para o magistrado, “não constitui, por si só, um perigo de vida”. Segundo Marques, “não foi noticiado qualquer confronto armado, perigo real que justifique a declaração de morte presumida”. O juiz ressalta que a presunção de morte só pode ser dada quando esgotadas todas as buscas.

– Vamos recorrer – afirmou o advogado. – Eu não posso deixar de ver um pouco de preconceito com gente pobre, miserável, nessa decisão (de negar a presunção de morte para Amarildo).

Em outra decisão sobre o caso, a juíza Daniella Alvarez Prado, da 35ª Vara Criminal do Rio, autorizou que a 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar e a Corregedoria Interna da Policia Civil tenham acesso integral ao inquérito sobre a Operação Paz Armada, durante a qual Amarildo desapareceu. Assim como a Divisão de Homicídios, esses órgãos também terão acesso às interceptações telefônicas que constam do inquérito.

A DH investiga duas hipóteses para o desaparecimento de Amarildo: ou ele foi vítima do tráfico ou de PMs da UPP da Rocinha. No dia 14 de julho, o pedreiro foi levado para uma averiguação na UPP. Há imagens mostrando a entrada dele na unidade, mas sua saída não foi registrada.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s